5 sinais de que você está transformando seu cartão de crédito em um inimigo
5 sinais de que você está transformando seu cartão de crédito em um inimigo
Os cartões de crédito mudaram a maneira como você compra produtos e serviços, mas têm o poder de causar problemas. Veja como!
Desde a sua criação, o cartão de crédito é um dos maiores amigos dos brasileiros na hora de fazer compras. Não se pode negar que a possibilidade de sair da loja com um produto e poder pagá-lo apenas um momento depois brilha aos olhos dos consumidores. No entanto, o uso excessivo do material pode causar problemas.
Mastercard, Visa, Link. Todas essas bandeiras têm como objetivo facilitar a vida dos brasileiros. Porém, já há algum tempo é possível associá-los a algo ruim: a culpa. De modo geral, o cartão de crédito surgiu como uma alternativa ao pagamento à vista, mas às vezes acaba trazendo resultados indesejados. Então, aqui estão 5 sinais de que você está no limite.
O sinal de TV será desligado a partir de 14 de agosto; conheça todos os detalhes
Quando um cartão de crédito é uma fraude?
Existem dois termos que mais preocupam os brasileiros na hora de pagar uma compra: fatura e juros. Portanto, se você já atrasou um pagamento com cartão de crédito, sabe como isso pode ser doloroso. Então, se essa situação tem mudado com frequência, é importante ficar atento aos seus gastos.
Outro sinal claro de que o cartão de crédito se tornou seu inimigo é a necessidade de parcelar as contas. Muitos optam por fazer outra parcela para não atrasar o pagamento, mas existe a possibilidade de o problema aumentar, pois as taxas também aumentarão.
Novo saque de R$ 6.220 é liberado pela Caixa; veja se você está na lista de pagamentos
Da mesma forma, o limite do seu cartão de crédito é um bom indicador de como está o seu plano financeiro. Se for superior ao seu rendimento, deverá reavaliar a situação o mais rapidamente possível. Isso porque um cartão de crédito nada mais é do que um empréstimo oferecido por bancos e instituições.
Os sintomas são mais importantes
Se você está usando o dinheiro da poupança ou pedindo dinheiro emprestado a um amigo para saldar sua dívida, a situação já está fora de controle. O ideal é sempre pagar o empréstimo com a sua renda fixa, como o seu salário. Portanto, tirar dinheiro de outros lugares não é um bom sinal.
Mastercard recompensa clientes com tênis GRATUITOS; veja como aproveitar
Por fim, manter o controle financeiro é uma forma de equilibrar o uso do cartão de crédito. Portanto, se você costuma parcelar muitas compras, pode se perder em várias parcelas. Portanto, opte por utilizar o processo de débito ou pagar à vista para não ser surpreendido no final do mês.