Empréstimo Consignado: O que é, Como finciona e Como contratar
Um recurso que pode ajudar muitas pessoas que deseja conseguir um crédito para sair do aperto ou até para conseguir concretizar um objetivo ou sonho é o empréstimo consignado. Essa modalidade de crédito conta com taxas mais baixas do que outras opções de empréstimo!
Saiba tudo sobre o empréstimo consignado, como funciona, benefícios e aprenda como contratar o seu com o Bandesp, de maneira fácil, rápida e segura!
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou de um benefício do INSS.
Assim, você não precisa se preocupar de pagar as prestações: elas vem descontadas do seu salário, ou aposentadoria.
O empréstimo consignado se destina a profissionais de empresas privadas conveniadas do regime CLT, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e militares das Forças Armadas.
Como as prestações são descontadas do salário ou benefício do INSS, essa linha de empréstimo tem um risco menor para o banco, o que faz com que as suas taxas de juros sejam menores em relação à outras modalidades de empréstimos existentes.
No caso do empréstimo consignado público , um órgão governamental precisa fazer antes um acordo de parceria com alguma instituição financeira, que disponibilizará esse produto com taxas acessíveis.
De acordo com o Banco Central, existem tres tipos de empréstimo na modalidade do consignado: o convencional e o cartão de crédito consignado e o cartão benefício.
O consignado convencional tem prazo de pagamento e valor de prestação previamente estabelecidos. O cliente recebe o valor do banco, e as prestações do crédito são debitas diretamente do salário, pensão ou benefício INSS;
O cartão de crédito consignado funciona como um cartão de crédito comum, que pode ser utilizado para pagar produtos e serviços e fazer compras. Só que ele tem particularidades, principalmente em relação ao pagamento da fatura.
As empresas ou órgãos públicos que desejam permitir que seus colaboradores acessem linhas de crédito consignado precisam fechar acordos com instituições financeiras para oferecer essa linha de empréstimo.
Como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é a modalidade de crédito pessoal com as menores taxas do mercado, como já dissemos anteriormente.
Como o banco (ou a instituição financeira) que concede o crédito desconta as parcelas diretamente do benefícios ou salários, o risco de não receber os valores de volta ou de sofrer com a falta de pagamento é muito baixo. Isso tem um lado bom para quem precisa desse dinheiro: as taxas de juros estão entre as melhores do mercado.
Existe um limite para o valor que é descontado das prestações: é a margem consignável , que não pode ultrapassar limite de 45% do salário, da aposentadoria ou do benefício de quem pediu o empréstimo para não prejudicar a renda familiar.
Vale lembrar que as condições variam de acordo de cada banco ou instituição financeira.
Quem tem direito ao empréstimo consignado?
O empréstimo consignado pode ser solicitado por profissionais de empresas privadas conveniadas que trabalham com carteira assinada (CLT) – nesse caso, o empregador precisa ter acordo de parceira com o banco –, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e militares das Forças Armadas.
Saiba detalhes dos grupos que podem solicitar crédito consignado.
Aposentados
Os aposentados são pessoas que recebem aposentadoria ou benefício da Previdência Social, e que já contribuíram para previdenciário durante um bom tempo.
Pensionistas do INSS
Pensionistas ou beneficiários do INSS são pessoas que recebem benefícios como pensões (exemplo: aposentadoria de um cônjuge morto).
Servidores públicos federais (SIAPE) estaduais e municipais
Os funcionários públicos ou servidores também podem pedir o crédito consignado. Esse grupo possui vínculo de trabalho com alguma entidade governamental federal, estadual ou municipal.
Militares das Forças Armadas
Integrantes de organizações que atuam na defesa do país, como militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, também podem solicitar o empréstimo consignado.
Trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas
Quem possui carteira assinada também pode pedir empréstimo com desconto direto em folha, chamado de crédito consignado privado. A empresa empregadora também deve fechar um acordo com uma instituição financeira que ofereça o produto.
Pessoas com margem consignável
Todos que podem solicitar o empréstimo consignado desde que possuam margem consignável , que é o valor máximo da renda do mês que pode ser usada para pagar as parcelas do empréstimo, descontadas em folha.
Atualmente, a margem de contratação de crédito consignado pode chegar até 45% para o empréstimo consignado 30%, sendo 5% são exclusivos do cartão de crédito consignado e mais 5% para o cartão benefício. Esse novo limite foi estabelecido pelo governo em agosto de 2022.
Empréstimo consignado para negativado
O crédito pessoal consignado também está diponével para negativado. Para solicitar crédito consignado, basta fazer parte dos grupos que têm direito ao empréstimo.
O que é empréstimo consignado público?
O crédito consignado pode ser uma boa opção para servidores públicos que pecisão de dinheiro para atingir seu objetivos e realizar sonhos. Com ele, um servidor federal, estadual ou municipal pode pedir crédito emprestados para banco com taxas mais baixas.
Mas, para solicitar o empréstimo, é necessário ser servidor de um órgão que tenha convênio com o Banco ou instituição financeira para que a liberação do crédito consignado seja liberado.
Depois de pedir o empréstimo, o valor das parcelas será pago automaticamente com desconto direto na folha de pagamento.
O valor que pode ser adquirido com o consignado tem relação com a margem consignável de quem pede o crédito. Essa margem é o limite para o valor das parcelas que serão descontadas automaticamente do salário ou benefício do INSS.
O que é empréstimo consignado privado?
O empréstimo consignado privado funciona similar ao público. Porém, ele é voltado aos funcionários de empresas privadas conveniadas com uma instituição financeira ou banco que oferece esse recurso.
Além disso, o trabalhador precisa ter carteira assinada com a empresa.
As parcelas do empréstimo são debitadas automática da folha de pagamento. As condições e taxas vão depender do acordo entre o banco e a empresa.
Perguntas Frequentes