5 passos de como declarar empréstimo consignado no imposto de renda 2023
Você já entregou sua declaração de imposto de renda de 2023?
Já sei! Você está adiando a entrega porque não sabe como declarar um empréstimo? Olha, embora o prazo de entrega tenha sido prorrogado até 31 de maio, não deixe para a última hora. Parte dos erros do contribuinte geralmente ocorre justamente por causa da pressa. Quem nunca, certo?
Então, se você adquiriu ou pagou empréstimos ou dívidas superiores a R$ 5 mil ao longo de 2022, deverá declará-los no IR. Isso porque o empréstimo consignado se enquadra nesse guarda-chuva.
E se você já entregou mas tem uma dívida superior a R$ 5 mil, é possível regularizar, ok?
Neste post, confira os 5 passos para declarar o crédito do seu Imposto de Renda 2023. Boa leitura!
Quais documentos são necessários para declarar um empréstimo para imposto de renda?
Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ), precisará ter uma declaração do INSS, que é uma declaração de seus rendimentos. Para o IR 2022 são considerados os dados do exercício de 2021, certo?
Qual o valor mínimo obrigatório para a declaração?
Se você adquiriu ou pagou empréstimos e dívidas superiores a R$ 5 mil ao longo de 2021, deverá declará-los no IR 2023. O empréstimo consignado está incluído nesse guarda-chuva. As exceções são os casos de alienação fiduciária, hipoteca e penhor. Saber que tipos de empréstimos existem no mercado.
5 passos para declarar o empréstimo no Imposto de Renda
Vale lembrar que a declaração do empréstimo no Imposto de Renda é exigida em três casos: contratação no ano anterior, solicitação feita em anos anteriores mas ainda sendo paga em 2022 ou mesmo se a dívida já tiver sido quitada. Veja abaixo os 5 passos para declará-lo.
1. Acesse o programa Imposto de Renda Federal
O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e baixar o programa do Imposto de Renda para o seu computador. Se preferir, você pode preenchê-lo online, pelo e-CAC , ou pelo aplicativo Mi Renta para celulares e tablets ( Android e iOS ).
Se você baixou o programa, abra-o no seu computador. A tela inicial mostrará as novidades da versão mais recente, ok? Apenas feche.
2. Selecione o tipo de declaração
Em seguida, selecione o tipo de declaração desejada. Dentre eles, escolha “Demonstração de Ajuste Anual”. As opções de preenchimento estão disponíveis nesta mesma tela. São elas: “Declaração de Importação Iniciar 2022”, “Iniciar Declaração a partir do Pré-Preenchido” ou “Declaração Iniciar em Branco”: trata-se de preencher a declaração do zero.
Como posso saber qual tipo devo escolher?
Veja abaixo qual das três opções acima você deve escolher.
- “Iniciar Importação da Declaração 2022”: opção recomendada caso a declaração não tenha mudado muito de um ano para o outro. Porém, lembre-se que todos os valores de empréstimos ou dívidas devem estar em dia, ok?
- “Iniciar declaração a partir do pré-preenchido”: opção comum quando o contador inicia o preenchimento e envia o arquivo para validação do cliente.
- “Iniciar declaração em branco”: opção para preencher a declaração do zero.
3. Selecione a opção “Dívidas e Graus Reais”
Com a declaração aberta as informações serão carregadas, certo? Os chamados “formulários” a serem preenchidos dependerão das particularidades de cada contribuinte. Para declarar o crédito cedido, role para baixo no menu lateral esquerdo até encontrar a opção “Dívidas e Graus Reais”.
4. Escolha as especificações do credor
Ao clicar em “Dívidas Reais e Ônus”, uma nova janela será aberta para conclusão. A entrada deverá ser feita na opção “Novo”. Ao clicar em “Código”, você verá algumas opções para começar. Cada entrada possui um código específico para cada credor. Veja abaixo.
- Estabelecimento de banco comercial;
- Empresas de crédito, financiamento e investimento;
- Outras pessoas jurídicas;
- Indivíduos;
- Empréstimos contratados no exterior;
- Outras dívidas e gravames reais.
No caso de declaração de crédito cedido, consoante a natureza do credor, é inserido o código “11”. Estabelecimento de banca comercial” para banco ou “12. Sociedades de crédito, financiamento e investimento” para empresas de crédito ou financiamento.
5. Insira as informações do empréstimo
Em seguida, no campo detalhamento, informe o valor total do empréstimo e sua finalidade, bem como a forma de pagamento, número e valor das parcelas. A natureza da dívida e os dados do credor, como nome e CNPJ, também devem ser informados.
Nos campos “Situação em 31/12/2021” e “31/12/2022”, informe o saldo devedor nessas datas. No campo “Valor pago em 2021”, preencha o total pago no ano, incluindo amortização e juros.
Por fim, clique em “OK” para salvar a entrada.
Caso você tenha mais de um empréstimo ativo e/ou modalidades diferentes, crie uma nova rubrica para cada credor e identifique-os com base nos códigos listados acima.
Conclusão
Agora que você já sabe como declarar o crédito consignado, não deixe para depois a declaração do Imposto de Renda 2023. Embora o empréstimo seja isento de impostos, o crédito transferido deve ser declarado quando foi contratado no ano anterior, quando foi solicitado no ano anterior. anos e ainda esteja em pagamento em 2022 ou mesmo que a dívida já tenha sido paga.
Por fim, lembre-se que se você não entregar a declaração antes de 31 de maio, terá que pagar multa por isso. Seu valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar no máximo a 20% do valor do Imposto de Renda.